terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Símbolos do Natal.



O significado dos símbolos natalinos




O Natal é uma festa Cristã que celebra o nascimento do menino Jesus. É uma data recheada de simbolismos e tradições, que há séculos se mantém viva no lar das famílias que desejam preservar o sentimento de amor, fraternidade e união.
Ao longo dos anos, pessoas de diferentes regiões do mundo foram incorporando objetos e personagens para retratar esse importante momento da nossa história. Conheça o significado dos mais importantes costumes e símbolos do Natal:

 Árvore de Natal: é simbolizada pelo pinheiro e representa a vida renovada, o nascimento.
A decoração da árvore de natal é motivo de muita alegria, principalmente para as crianças. Ela pode ser ornamentada com enfeites de natal diversos, como as tradicionais bolas coloridas, estrelas, anjos, papai noel, laços, fitas decoradas.




Velas: representam a boa vontade, elas são usadas para iluminar os caminhos.
É comum utilizar castiçal com algumas velas na mesa onde será preparada a Ceia de Natal, pois ali estará presente a luz da vida.



Presépio: reproduz o lugar do nascimento de Jesus.
Nele estão representados Jesus, Maria, José, os três Reis Magos, alguns animais e a manjedoura. Jesus deverá ser colocado na manjedoura somente na meia noite do dia 24 de dezembro, simbolizando o momento do seu nascimento.



Estrela no topo do pinheiro: representa a estrela guia que orientou os três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus Cristo.
As quatro pontas indicam as direções Norte, Sul, Leste e Oeste.



As bolinhas coloridas: representam os frutos e servem para enfeitar as árvores de natal.
Elas podem ser encontradas em diversas cores sendo a dourada, vermelha e prateada as mais utilizadas.






Papai Noel: a origem desse personagem surgiu inspirado em São Nicolau, que tinha o hábito de ajudar as famílias mais necessitadas da região em que vivia.
O trenó, as renas, a chaminé, a barba branca e as roupas vermelhas, ao longo dos anos, foram adicionados à essa lenda que ficou gravada no imaginário de todos nós e, é assim que o bom velhinho participa das festas de fim de ano.
Presentes: a idéia de presentear na noite de Natal foi baseada nos presentes que o Menino Jesus recebeu dos três Reis Magos (Baltazar, Belquior e Gaspar). Segundo a história elas levavam ouro, mirra e incenso para ofertar à Jesus.









Nenhum comentário:

Postar um comentário